Vamos fazer história ?

IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE ANTIGA E MEDIEVAL DO MARANHÃO


O objetivo do IV Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão é o fortalecimento da pesquisa na área, oferecendo subsídios para alunos, professores e pesquisadores através da troca de experiências com estudiosos do Brasil e do exterior, enfatizando a relação da Antiguidade e Medievo com a simbologia e relações de poder na sociedade atual. O evento, já em sua quarta edição, está consolidado e valoriza o Maranhão frente a outros estados brasileiros e frente a outras universidades nacionais e internacionais. É importante para o estado ter um evento deste porte, que conta com uma média de 500 participantes a cada edição.

Além dos professores de outros estados e do Maranhão, há normalmente inscrições de trabalhos de alunos de vários estados brasileiros de todas as regiões do país. O evento na última edição em 2009 publicou a produção dos convidados em dois livros, resultados das apresentações orais dos docentes especializados nas temáticas de História Antiga e Medieval. Os livros lançados foram os seguintes: História Antiga e Medieval: Cultura e Ensino (vol. 1) e História Antiga e Medieval: Rupturas, Transformações e Permanências: Sociedade e Imaginário (vol. 2).
Nesta quarta edição do Encontro Internacional, em 2011, será publicado o terceiro volume dos livros do evento, intitulado História Antiga e Medieval: Simbologias, Influências e Continuidades: Cultura e Poder (vol. 3) referente às conferências e mesas redondas dos docentes nacionais e internacionais que participaram do III Encontro Internacional. Além disso, publicaremos pela primeira vez em CD-Rom os trabalhos dos alunos que foram apresentados nos 3 eventos anteriores. Tudo isso mostra que o Encontro está fortalecendo a produção científica do estado através da publicação dos resultados dos trabalhos de professores e alunos participantes do evento no Maranhão. Outra importância do Encontro é integrar o Maranhão com outros centros de excelência, divulgando as pesquisas de Antiga e Medieval desenvolvidas no estado e garantindo aos pesquisadores o contato com as pesquisas nacionais e internacionais realizadas em outros estados e no exterior.

Os convidados internacionais desta edição, os professores Doutores Jean Claude-Schmitt e Pauline Schmitt-Pantel, são grandes nomes, respectivamente das áreas de História Medieval e História Antiga, com uma ampla produção e acreditamos que graças ao Encontro estabeleceremos parcerias de investigações com os pesquisadores da França, unindo estudos entre o Maranhão e a França.

VER MAIS INFORMAÇÕES ACESSEM O BLOG: http://antigamedievalma.blogspot.com/2011_06_01_archive.html


2 comentários:

  1. É um momento impar dos acadêmicos mostrarem q estão nacademia nao somente para o ensino, mas para a pesquisa e principalmente a extensão. Momento tbm de socialização entre os uemianos, pq apesar dos avanços acontecisos nos ultimos períodos, percebo que ainda existe uma enorme lacuna entre os tres polos dessa escola. Participei do encontro passado, é ótimo, vale a pena participar, sem falar na receptividade do povo maranhense em geral... Vms lá galera contribuir com esse momento forte de troca de conhecimentos!
    Raing (Presidente CAHIS RIMBAUD)

    ResponderExcluir
  2. Vale lembrar que o evento é importantissimo para tds, mas principalmente para os academicos do 4° e 2° periodo, que ainda nao pderam participar desse encontro. Então façamos desse, nossa porta primeira para os demais...ah, e qm tiver trabalho de antiga ou medieval é bom começando a fazer o erumo, pegue as normas no blog e encaminhe logo - principalmente minha turma do 6° periodo q ja pagou antiga e medieval e fizeram artigos sobre as duas disciplinas...
    Raing (Flor...)

    ResponderExcluir