Vamos fazer história ?

O OUTRO LADO OPERÁRIO:
Uma breve análise das práticas de lazer na União Artística Operária Caxiense, na década de 1960¹

União Artística Operaria Caxiense, foto recente.

OLIVEIRA, Raing Rayg de Araújo[1]
SOUSA, Aldeanne Silva de[2]
VALÉRIO, Isadora de Sousa[3]










RESUMO:

O presente artigo tem como objetivo principal, iniciar uma análise das práticas de lazer desenvolvidas pelos operários dentro da sociedade União Artística Operária Caxiense, na década de 1960, articulando sobre o conceito de classe operária, de povo e analisando os discursos encontrados em periódicos que circulavam no período na cidade de Caxias, Estado do Maranhão.

CONVITE "CINEMA NA UEMA"


CONVIDAMOS OS ACADÊMICOS EM GERAL, PRINCIPALMENTE OS DE HISTÓRIA, PARA PARTICIPAREM DE UM EVENTO "CINEMA NA UEMA", QUE SERÁ REALIZADO DIA 03/12 (SEGUNDA-FEIRA), ÀS 8H, NO AUDITÓRIO LEÔNCIO MAGNO(CESC/UEMA).
PROGRAMAÇÃO:

8H - PALESTRA PROF. DR. JOSÉ WANDERSON LIMA - CRÍTICO EM CINEMA (UESPI)
9H - EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO DE GLAUBER ROCHA: MARANHÃO 66

CONTAMOS COM VOSSAS PARTICIPAÇÕES...AGRADECEM O GRUPO DE PESQUISA DE HISTÓRIA DO MARANHÃO E O CAHIS.

Lançamento do livro São luis do Maranhão: Corpo & Alma", em Caxias

No dia 21 de novembro de 2012 aconteceu em Caxias o Lançamento do livro "São luis do Maranhão: Corpo & Alma", no Auditório Monsenhor José Mendes Filho (na Facema), da simpática autora Maria de Lourdes Lauande Lacroix, na oportunidade foram autografados Livros.

Eleições para CA

Um fato histórico aconteceu no CESC-UEMA a eleição para CA Marcou a todos pela disputa entre as chapas 1 e 2, isso proporcionou uma disputa que tinha como maior foco apresentar as propostas.
Porém só poderia haver um vencedor e o curso de história optou por sangue novo, a chapa 2 tinha a sua maioria composta por calouros,  porém teve apoio de quem já estava saindo da UEMA, ganhou com apenas 3 votos de diferença.
Mais na frente aqui no blog poderemos conhecer quem são os componentes do novo CAHIS.